NOVIDADES

08 QUA

Qual é a importância da atuação do Sistema SECOVI/RS

Você já deve ter se perguntado alguma vez: qual é a importância de uma entidade patronal? De que forma ela atua? Não se preocupe, essas dúvidas são comuns. Mas, na verdade, a resposta é bem simples: essas instituições representam um grupo ou categoria econômica em comum e trabalham em prol da defesa dos direitos e interesses dos seus representados a fim de protegê-los e resguardá-los.

Como entidade representativa de uma categoria, são elas que defendem a conquista de direitos e os interesses em comum das empresas em qualquer instância, o que as torna a voz de todos os associados e representados.

Portanto, ter à frente do seu negócio uma instituição forte, atuante e representativa, que efetivamente atua por sua categoria, é fundamental para a busca da capacitação das empresas e do desenvolvimento do setor como gerador de novos negócios para a comunidade.

 

Como o Sistema SECOVI/RS trabalha pela categoria?

O Sistema SECOVI/RS é uma entidade patronal que atua representando as empresas do setor imobiliário e condomínios e que está constantemente em busca de melhores condições para a categoria. Neste contexto, o seu papel vai além da mediação das relações trabalhistas: ele tem legitimidade para pleitear a defesa dos interesses de seus representados em outras esferas, sejam elas públicas ou privadas.

Ou seja, além de lidar com questões da relação entre empregador e empregado, o SECOVI/RS também faz acompanhamentos, buscas e estudos externos, visando sempre à melhoria do segmento, seja em âmbitos jurídicos, por meio de eventos e palestras, ou devido a outras atividades fornecidas pela entidade, como apoio ao síndico nas questões do dia a dia do condomínio e, da mesma forma, para as imobiliárias.

Se você é síndico ou trabalha em uma imobiliária, já deve ter se deparado com alguma situação de conflito no condomínio que representa. Na maioria das vezes, esses conflitos podem ser resolvidos no âmbito condominial, mas existem casos em que os meios legais darão a melhor resolução para o problema.

Nessa situação, se você não tem conhecimentos jurídicos suficientes para saber como resolver, por que pagar por orientação jurídica externa com o orçamento do condomínio? Afinal, a orientação jurídica é apenas um dos recursos que o Sistema SECOVI/RS oferece para os seus associados e representados.

O exemplo acima é uma ilustração de inúmeros cenários possíveis em um condomínio, com os quais a imobiliária e o síndico precisam estar preparados para lidar. Mesmo que você não tenha a exata certeza sobre o que fazer, saber a quem recorrer já é um grande passo, pois economiza seu tempo e ainda aumentam as suas chances de ser bem-sucedido na resolução dos problemas que se apresentarem para você.

Outro exemplo prático é pensar na capacitação de síndicos, conselheiros e profissionais de imobiliárias. Lidar com as necessidades de vários moradores pode ser uma tarefa bastante complexa. Por isso, é preciso preparo, estar a par de leis, convenções, saber gerenciar conflitos, entender como funcionam as áreas públicas e privadas do condomínio etc.

Para estes casos, o Sistema SECOVI/RS oferece cursos, palestras e workshops de capacitação e atualização para os envolvidos na gestão de um condomínio, tornando mais fácil de se lidar com algo que seria naturalmente complicado.

Além dessas soluções, o Sistema SECOVI/RS conta com outras atribuições que impactam diretamente no trabalho dos síndicos e das imobiliárias. Confira, abaixo, algumas delas:

 

Atribuições do Sistema SECOVI/RS

  1. Acompanha, hoje, mais de 300 projetos de lei em diferentes instâncias;

  2. Realiza estudos sobre o mercado imobiliário gaúcho;

  3. Participa de reuniões e audiências públicas representando a categoria;

  4. Elabora cursos, palestras, workshops e eventos de esclarecimento e capacitação para condomínios e imobiliárias;

  5. Realiza negociações coletivas;  

  6. Oferece orientações jurídicas gratuitas, prestadas por advogados especializados, a condomínios e imobiliárias;

  7. Mantém contato permanente com o Corpo de Bombeiros e demais autoridades, visando sempre à garantia da segurança dos condomínios;

  8. Oferece, pelo Secovimed, assistência médica, odontológica e ambulatorial.

Essas instituições têm uma importância enorme na representação dos direitos da categoria. E quando você passa a ter conhecimento sobre as suas funções e atribuições, fica mais fácil poder contar com o apoio dessas instituições para resolver problemas.


Outras novidades

BAIXE SEU CERTIFICADO

Digite um CPF válido
Open lightb