NOVIDADES

07 SEX

Prefeito pede apoio de imobiliárias para o Aluguel Solidário

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, nesta terça-feira, 4, de reunião-almoço com integrantes da diretoria do Sindicato da Habitação do Rio Grande do Sul (Secovi) para explicar o funcionamento do programa Aluguel Solidário aos moradores de rua, dentro do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua. Marchezan pediu apoio dos proprietários e executivos de imobiliárias para ajudarem a aumentar a carteira de oferta de imóveis aptos a esse tipo de locação em Porto Alegre. Até agora, 44 apartamentos estão sendo habitados e outros 27 estão em fase de análise pelas equipes da prefeitura.


Os locadores recebem mensalmente R$ 500,00 por morador. Havendo três pessoas residindo no imóvel, por exemplo, o valor chega a R$ 1.500,00. Estão incluídas taxas de água, luz e condomínio. Todo o processo é acompanhado pelos órgãos da administração municipal, que tratam da identificação dos possíveis locatários, visitam quinzenalmente os novos inquilinos e avaliam as condições da casa ou do apartamento.


O programa tem duração de 12 meses, podendo ser renovado. Foi elaborado a partir de modelos de sucesso em países como e Canadá e Finlândia, onde, em vez de albergues, as administrações públicas municipais disponibilizam a pessoas em situação de rua a alternativa de moradia e acompanhamento social. "É inegável que, se não tivermos uma mobilização articulada com a sociedade, não teremos como dar uma condição de vida melhor a quem precisa", diz Marchezan.


O presidente do Secovi, Moacyr Schukster, parabenizou o poder público pelo programa, que, segundo ele, tem um grande alcance social. "Temos que colaborar, fazer um esforço pessoal para tirar essas pessoas do cinturão de miséria", afirma.


Os participantes fizeram sugestões de melhorias e mudanças ao prefeito e aos gestores do programa, visando a dar mais garantias aos locadores. O prefeito e os secretários irão examinar as propostas apresentadas.


O cadastramento de imóveis pode ser feito no site https://alfa.portolaegre.rs.gov.br/aluguelsolidario ou em contato direto com a Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone (51) 3289-2705.


Participaram da reunião os secretários da Saúde, Pablo Sturmer; do Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia; o adjunto da Saúde, Natan Katz; a presidente da Fasc, Vera Ponzio; o adjunto, Joel Lovatto; o diretor-geral do Demhab, Mario Marchesan; e a gerente de projetos da Secretaria da Saúde, Silvia Mendonça.



Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Foto: Cesar Lopes/PMPA


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Outras novidades

BAIXE SEU CERTIFICADO

Digite um CPF válido
Open lightb