NOVIDADES

21 QUA

Estudo da Atratividade dos Municípios apresenta as principais cidades com potencial para investimento imobiliário no Rio Grande do Sul

O Departamento de Economia e Estatística do SECOVI/RS - AGADEMI apresentou na última terça-feira, durante o Lançamento do Panorama do Mercado Imobiliário de 2017, a 3ª edição do estudo de Atratividade imobiliária nos Municípios Gaúchos. O estudo tem por objetivo identificar o potencial de investimento imobiliário nos municípios do Rio Grande do Sul com um enfoque no comportamento da demanda, visto que, essa é a responsável pela aquisição do imóvel.

 Assim como nos anos anteriores, 15 variáveis sociodemográficas e econômicas relacionadas ao objetivo do estudo e que contribuíssem no âmbito do trabalho foram utilizadas na construção do índice. Também, considerando a quantidade de domicílios por faixa de renda de cada município, classificou-se o nível de investimento (Forte, Médio e Fraco) para o respectivo padrão dos imóveis (Alto, Médio e Baixo).

 Nessa terceira edição foi possível a atualização de praticamente a metade das variáveis em razão da disponibilidade de dados. Seguindo o critério da primeira edição, optamos pela retirada da cidade de Porto Alegre. A capital gaúcha já é, naturalmente, alvo de investimentos nos mais diferentes padrões.

A seguir, apresentamos os 10 principais municípios no ranking em nível de atratividade:

- Caxias do Sul

- Canoas

- Pelotas

- Santa Maria

- Novo Hamburgo

- Gravataí

- Passo Fundo

- São Leopoldo

- Rio Grande

Viamão

Analisando os resultados verificou-se que na comparação com a edição anterior mantiveram-se os mesmos 30 primeiros municípios no ranking do indicador de potencial imobiliário. Entre esses, os municípios de Bento Gonçalves, Alvorada, Lajeado e Campo Bom subiram uma posição em relação ao estudo realizado em 2016. Enquanto isso, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana e Montenegro perderam uma posição na comparação com a edição anterior.

Considerando as 100 principais cidades, destaque para os municípios de:

Dom Pedrito: cidade que mais posições subiu no ranking dentre os 100 principais municípios (passando da posição 76º para 69º) em razão do crescimento no seu Produto Interno Bruto Total e per capita.

Nova Petrópolis: elevação na população estimada da cidade e também nas variáveis relacionadas ao PIB determinaram que o município fosse da posição 67º para 61º.

 Maiores detalhes no Panorama do Mercado Imobiliário de 2017.

Outras novidades

BAIXE SEU CERTIFICADO

Digite um CPF válido
Open lightb