Os números do mercado confirmam que a crise pegou em cheio todos os ramos do mercado imobiliário, mas com mais intensidade sobre o segmento de médio e alto padrão. Dados da Abrainc e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizada com 13 empresas no mês fevereiro, mostram que os negócios dessas classes foram os mais prejudicados: em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas foram 17,9% inferiores. Nos últimos 12 meses, a relação entre distratos e vendas atingiu 51%, alta de 2,2% frente à razão calculada para o período anterior (48,8%).
Para reduzir estoques, a Cyrela Goldsztein aposta em eventos promocionais, concentrando a oferta em quatro grandes campanhas comerciais ao longo do ano. No primeiro semestre, o "Imperdível" ofereceu vantagens adicionais que puderam ser escolhidas no ato da compra de unidades residenciais e comerciais, entre elas, entrada zero, taxas de juros a partir de 7% ao ano, financiamento direto com a construtora, pagamento das taxas de cartório, de ITBI e despachantes. Recentemente encerrada, a "Entrada em Dobro"` disponibilizou desconto atribuído ao valor da venda, sendo igual ao percentual que o cliente paga de entrada.
Ainda nesse ano, a construtora realizará no Rio Grande do Sul outras duas campanhas que incluem ofertas para imóveis prontos residenciais ou comerciais. Em Porto Alegre, o empreendimento Pedra Bonita, localizado no bairro Altos do Jardim do Sol, na zona Sul, é um dos que foi contemplado pelas duas campanhas do primeiro semestre. O diretor de Novos Negócios e Incorporação da Cyrela Goldsztein, Ricardo Jornada, esclarece que as campanhas são uma excelente forma de mostrar ao cliente que o preço final do imóvel está sendo reduzido. Para ampliar o foco de suas ações e manter a atratividade de seus empreendimentos com seus benefícios adicionais, é que a empresa optou por diluir suas campanhas comerciais em quatro grandes eventos ao longo do ano. Outro diferencial da Cyrela que facilita bastante na hora de fechar contrato é a aceitação, como parte do negócio, de imóveis usados. Essa modalidade, porém, possui algumas exigências, entre elas, que não ultrapasse 50% do valor do imóvel novo. Eventos que possam ser visitados estão entre as ações da Rossi Residencial na região Sul. "A maioria dos nossos empreendimentos está pronta, isso permite que essa experiência diferenciada seja realizada", afirma, o diretor de marketing da empresa, Pedro Reis. A construtora estuda a possibilidade de entregar imóveis cada vez mais completos.